Vamos instalar Zeroteir, uma opção de VPN com Zero configurações

O que seria uma VPN, muitas pessoas confundem isso. Atualmente quando vem o nome de VPN, nos já pensando em um programa para esconder nossa IP para que seja possível acessar aquele site, ou baixar algo da internet sem ser identificado. Porém não foi exatamente para isso que as VPNs foram criadas.

Resumindo, uma VPN e uma ponte entre duas networks. Ou seja, através de encriptação esses programas vão permitir que você possa desempenhar as mesmas atividades que você poderia fazer local em qualquer lugar que você desejar.

Porem nem todos os programas de VPN operam da mesma maneira. Alguns tem a necessidade de permitir o direcionamento de porta. No caso do Wireguard, você via ter de liberar 51820. Já o OpenVPN será necessário liberar a porta 1194.

Porem se você não quer liberar nem uma porta no seu roteador, ou até seu roteador não permite que você configure o direcionamento de portal, nem tudo está perdido.

Aí vem o Zeroteir uma distribuição de VPN. Esse programa não exige nem uma configuração básica nem direcionamento de portas.

Única coisa necessária e fazer a instalação, aceitar esse novo dispositivo na nova rede, e o resto já está pronto para usar.

Então agora sim podemos começar a fazer a instalação de nosso aplicativo.

Primeira coisa, iremos ter que acessar o site:

https://www.zerotier.com/

 

Antes de mais nada vamos ver o que o Zerotier explica como irá funcionar e qual suas vantagens:

* Infelizmente o site e em inglês, então não consegui achar uma foto em português.

Agora vem a hora de fazer toda a configuração. Primeiramente será necessário acessar nossa conta. Para isso você ire ter que ir na opção de “Sign up”

Neste momento você poderá fazer o “sign in” com os aplicativos listados abaixo ou criar uma conta utilizando seu próprio e-mail.

Após ter feito o seu “log in”, você terá que criar uma primeira rede. Então vamos escolher “Create A Network”

Se você optou pela rede privado, não esqueça de premir o acesso do novo dispositivo a sua rede.

Tendo sua Network criada, não esqueça de entrar na sua nova rede.

Neste momento você pode definir o nome de sua Network, e adicionar uma descrição.

Se você escolher a opção Access Control Private, você vai ter que autorizar os usuários antes de permitir que eles se conectem à sua rede. Se o caso for Public, se qualquer pessoa tiver o Network ID, vai poder se conectar a sua rede, porem se ficar mais de 30 dias sem se ligar a esta rede, este usuário vai ser automaticamente removido.

Após isso, você pode configurar o tipo de IPv4 que sua rede vai ser configurada, isso será interessante configurara somente se você vai necessitar, caso contrário pode deixar do jeito que está.

Tendo essa primeira etapa configurada, agora podemos ir na segunda etapa, fazer a instalação do aplicativo nos seus sistemas. Para fazer isso, primeiro será necessário fazer o download do aplicativo na arquitetura desejada.

Como sempre, eu irei explicar como você pode fazer sua instalação no Linux. Para isso, primeiramente você tem que irá ter que instalar o curl. Para isso, utilize o código abaixo:

sudo apt install curl

Após isso você terá que rodar o seguinte para baixar o as primeiras configurações.

curl -s https://install.zerotier.com | sudo bash

Agora você necessita rodar o seguinte comando para instalar GPG.

curl -s ‘https://raw.githubusercontent.com/zerotier/ZeroTierOne/master/doc/contact%40zerotier.com.gpg’ | gpg –import && \
if z=$(curl -s ‘https://install.zerotier.com/’ | gpg); then echo “$z” | sudo bash; fi

Por fim para conectar com a sua rede, você vai ter que rodar o seguinte comando:

sudo zerotier-cli join <network_id>

Se você optou pela rede privado, não esqueça de premir o acesso do novo dispositivo a sua rede.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *