Nextcloud No oracle cloud + cloudflare tunnel

Nos dias de hoje, é difícil imaginar a vida sem a conveniência da nuvem. Muitos de nós confiamos em serviços de armazenamento em nuvem para armazenar nossas fotos, documentos importantes, e-mails e outros arquivos importantes. No entanto, com a crescente dependência desses serviços, também há um aumento nos abusos dos sistemas de cloud. Desde violações de privacidade até violações de segurança, os serviços de cloud podem ser vulneráveis a vários tipos de riscos.

Felizmente, há uma alternativa que pode ajudar a minimizar esses riscos: o self-host cloud, como o Nextcloud. Em vez de confiar em terceiros para armazenar seus dados, o self-host cloud permite que você hospede seus próprios arquivos e dados em um servidor privado que você controla. Com isso, você pode garantir a privacidade e segurança dos seus dados, além de ter controle total sobre o que é armazenado e quem pode acessá-lo.

Hospedar o Nextcloud em uma VPS (Virtual Private Server) na nuvem pode oferecer várias vantagens em termos de desempenho, escalabilidade e facilidade de uso. E hospedar em um provedor confiável como a Oracle Cloud pode garantir ainda mais segurança e confiabilidade.

Aqui estão algumas vantagens de hospedar o Nextcloud em uma VPS na Oracle Cloud:

  1. Escalabilidade: Com uma VPS, você pode aumentar ou diminuir a capacidade de armazenamento e poder de processamento, de acordo com as necessidades do seu negócio. Com o Oracle Cloud, você pode facilmente escalar sua VPS para atender às suas necessidades em tempo real, sem interrupções ou tempo de inatividade.

  2. Desempenho: Ao hospedar o Nextcloud em uma VPS, você pode garantir um desempenho consistente e rápido para os usuários, independentemente da localização ou número de usuários acessando a plataforma. A Oracle Cloud oferece um desempenho de rede rápido e confiável, garantindo que sua VPS funcione sem problemas e sem interrupções.

  3. Segurança: A Oracle Cloud é um provedor confiável de serviços em nuvem, com vários recursos de segurança para proteger seus dados e garantir a privacidade dos seus usuários. Isso inclui firewall, monitoramento de segurança em tempo real, criptografia de dados em repouso e em trânsito, autenticação de usuários e muito mais.

  4. Fácil gerenciamento: Hospedar o Nextcloud em uma VPS na Oracle Cloud também significa que você pode ter uma solução de gerenciamento simplificada. Você pode facilmente gerenciar sua VPS através de um painel de controle intuitivo, instalar atualizações e pacotes com apenas alguns cliques e ter acesso a suporte técnico confiável.

Em resumo, hospedar o Nextcloud em uma VPS na Oracle Cloud pode oferecer várias vantagens em termos de escalabilidade, desempenho, segurança e gerenciamento. Se você está procurando uma solução de armazenamento em nuvem confiável e escalável, considerar hospedar o Nextcloud na Oracle Cloud pode ser uma ótima opção.

Para instalar o Nextcloud em uma VPS na Oracle Cloud, existem alguns itens necessários que você deve ter em mente:

  1. Sistema Linux: O Nextcloud é compatível com vários sistemas operacionais, mas recomendamos usar uma distribuição Linux, como Ubuntu, CentOS ou Debian.

  2. Docker: O Docker é uma plataforma de contêineres que facilita a criação, implantação e execução de aplicativos em contêineres. É recomendável que você instale o Docker em sua VPS antes de instalar o Nextcloud.

  3. Portainer: O Portainer é uma plataforma de gerenciamento de contêineres fácil de usar que permite gerenciar facilmente seus contêineres Docker. Ele também permite que você monitore o desempenho e a utilização de recursos dos contêineres. É recomendável que você instale o Portainer em sua VPS antes de instalar o Nextcloud.

  4. Nextcloud: Depois de instalar o Docker e o Portainer, você pode instalar o Nextcloud como um contêiner Docker no Portainer. O Nextcloud é um software de armazenamento em nuvem de código aberto, que oferece recursos como armazenamento de arquivos, compartilhamento de arquivos e colaboração em tempo real.

  5. Cloudflare Tunnel: O Cloudflare Tunnel é uma ferramenta que permite que você expõe um servidor da web para a Internet de forma segura. Ele oferece uma maneira fácil de proteger seus aplicativos e serviços em nuvem e aumentar sua segurança. É recomendável que você instale o Cloudflare Tunnel para garantir a segurança de suas conexões.

Uma vez que você tenha instalado esses itens, você pode instalar o Nextcloud em sua VPS e começar a usá-lo para armazenar seus arquivos em nuvem. Com o Cloudflare Tunnel, você pode garantir que suas conexões sejam seguras e protegidas contra ameaças externas.

Para fazer este instalação, devemos seguir as seguintes etapas. apos acessar sua instancia atravez do SSH.

1.0 Atualizar o systema.

Para atualizar o nosso sistema, devemos utilizar o seguinte comando:

sudo apt-get update

2.0 Instalar todos os Pacotes para o HTTPS:

Neste próxima etapa iremos instalar todos os aplicativos que irão permitir a utilização do repositório HTTPS

sudo apt-get install \
ca-certificates \
curl \
gnupg

3.0 Adicionar a chave GPG do Docker.

Essas etapas são usadas para instalar o Docker no Ubuntu e adicionar a chave de assinatura do repositório Docker ao sistema

sudo install -m 0755 -d /etc/apt/keyrings
curl -fsSL https://download.docker.com/linux/ubuntu/gpg | sudo gpg –dearmor -o /etc/apt/keyrings/docker.gpg
sudo chmod a+r /etc/apt/keyrings/docker.gpg

4.0 Configure o repositório:

Esta etapa em um script do Linux está adicionando uma nova fonte de software ao arquivo de lista de repositórios de software do seu sistema operacional.

echo \
“deb [arch=”$(dpkg –print-architecture)” signed-by=/etc/apt/keyrings/docker.gpg] https://download.docker.com/linux/ubuntu \
“$(. /etc/os-release && echo “$VERSION_CODENAME”)” stable” | \
sudo tee /etc/apt/sources.list.d/docker.list > /dev/null

5.0 Instalando o Docker

Essa etapa é um comando de instalação do Docker em um sistema Linux

curl -fsSL https://get.docker.com -o get-docker.sh

sudo sh get-docker.sh

6.0 Instale o Docker Engine, containerd e Docker Compose.

Essa etapa é uma linha de comando no terminal Linux que instala o Docker CE (Community Edition), o Docker CLI (Command Line Interface), o containerd.io (runtime container) e os plugins docker-buildx e docker-compose em seu sistema.

sudo apt-get install docker-ce docker-ce-cli containerd.io docker-buildx-plugin docker-compose-plugin

7.0 Instale o Portainer

Essas duas linhas de comando são usadas para criar um volume Docker para o Portainer e, em seguida, executar um contêiner Portainer usando esse volume.

A primeira linha cria um volume Docker chamado “portainer”, que será usado para armazenar os dados persistentes do Portainer, como configurações, logs e metadados. O comando “docker volume create” cria um volume no Docker para que possa ser usado pelos contêineres em execução.

A segunda linha executa um contêiner Docker do Portainer, que é um gerenciador de contêineres Docker com interface gráfica. Ele é executado em segundo plano (-d) e é acessível através da porta 9000 (-p 9000:9000) no host. O nome do contêiner é definido como “portainer” (–name portainer) e é configurado para ser reiniciado automaticamente em caso de falha (–restart always).

sudo docker volume create portainer
sudo docker run -d -p 9000:9000 –name portainer –restart always -v /var/run/docker.sock:/var/run/docker.sock -v portainer:/data portainer/portainer-ce:latest -H unix:///var/run/docker.sock

8.0 Instale o Nextcloud utilizando o Portainer

Depois de instalar o Portainer em sua VPS, é recomendável que você crie um usuário para acessar a interface gráfica do Portainer. Isso é necessário para garantir a segurança e o controle de acesso aos seus contêineres Docker.

Para criar um usuário no Portainer, basta seguir as seguintes etapas:

Acesse o endereço IP da sua VPS na porta 9000 no navegador. Isso irá abrir a interface do Portainer.

Clique em “Create User” no canto superior direito da tela.

Preencha as informações do usuário, como nome, sobrenome, e-mail e senha. Certifique-se de usar uma senha forte e segura.

Clique em “Create User” para salvar as informações do usuário.

Depois de criar um usuário, você pode acessar a interface gráfica do Portainer usando as credenciais desse usuário.

Agora, para implantar o Nextcloud no Portainer, você pode criar um stack usando o comando abaixo:


version: “2”
services:
app:
depends_on:
– db
environment:
– MYSQL_PASSWORD=nextcloud
– MYSQL_DATABASE=nextcloud
– MYSQL_USER=nextcloud
– MYSQL_HOST=db
image: nextcloud
links:
– db
ports:
– “8080:80”
restart: always
volumes:
– “/mnt/docker/nextcloud/nextcloud:/var/www/html”
– “/mnt/docker/nextcloud/apps:/var/www/html/custom_apps”
– “/mnt/docker/nextcloud/config:/var/www/html/config”
– “/mnt/docker/nextcloud/data:/var/www/html/data”
– “/mnt/docker/nextcloud/theme:/var/www/html/themes/<YOUR_CUSTOM_THEME>”
db:
command: “–transaction-isolation=READ-COMMITTED –binlog-format=ROW”
environment:
– MYSQL_ROOT_PASSWORD=nextcloud
– MYSQL_PASSWORD=nextcloud
– MYSQL_DATABASE=nextcloud
– MYSQL_USER=nextcloud
image: “mariadb:10.6”
restart: always
volumes:
– “/mnt/docker/nextcloud/db:/var/lib/mysql”

Este arquivo de composição do Docker cria um contêiner Nextcloud e um contêiner MariaDB (para armazenar os dados do Nextcloud) e os configura para trabalhar juntos.

Para implantar este stack, basta ir à interface do Portainer, clicar em “Stacks” no painel esquerdo, em seguida, clique em “Add stack” e cole o arquivo de composição Docker YAML na janela de criação de stack. Depois de salvar e implantar o stack, o Nextcloud deve estar acessível em seu endereço IP da VPS, usando as credenciais de login padrão do Nextcloud.

9.0 Instale o Cloudflare Tunnel

Para acessar o seu Nextcloud sem abrir nenhuma porta na sua VPS, uma opção é utilizar o Cloudflare Tunnel. Ele permite que você exponha uma conexão segura entre a nuvem da Cloudflare e sua VPS, sem precisar abrir portas no seu firewall. Assim, você pode acessar o seu Nextcloud como se estivesse conectado diretamente à sua VPS, sem abrir portas no firewall, o que melhora a segurança.

Para utilizar o Cloudflare Tunnel, siga os seguintes passos:

  1. Instale o Cloudflare CLI em sua máquina local. Você pode encontrar mais informações sobre como fazer isso na documentação oficial da Cloudflare.

  2. Crie um arquivo de configuração para o Cloudflare Tunnel. O arquivo de configuração deve conter as informações necessárias para conectar sua VPS à nuvem da Cloudflare. Você precisará definir o subdomínio que você deseja usar para o seu Nextcloud, o endereço IP da sua VPS e o nome do serviço que você está executando (por exemplo, Nextcloud).

  3. Inicie o Cloudflare Tunnel na sua VPS, executando o comando cloudflared tunnel run. Este comando irá iniciar o túnel com as configurações definidas no arquivo de configuração.

  4. Agora você pode acessar o seu Nextcloud através do subdomínio que você configurou, como https://seusubdominio.cloudflaretunnel.com. O tráfego será encaminhado pelo Cloudflare Tunnel para a sua VPS de forma segura e criptografada.

Ao utilizar o Cloudflare Tunnel, você pode proteger seu Nextcloud e sua VPS, mantendo um acesso seguro sem expor as portas para a Internet. Além disso, a conexão é criptografada e protegida pelo sistema de segurança da Cloudflare, o que aumenta a segurança da sua instância do Nextcloud.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *